segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hospital Albert Einstein nega doação de sangue por gays.

O Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais conceituados da capital paulista, é taxativo quando o assunto é doação de sangue por homens homossexuais.


Em seu site na internet ( http://www.einstein.br/Hospital/banco-de-sangue/doacao-de-sangue/Paginas/quem-nao-pode-doar-sangue.aspx ), no local onde elenca quem não pode ser doador de sangue, o hospital é explicito contra a doação por gays, o texto diz “homem que mantenha ou tenha tido relação sexual com outro homem no último ano, mesmo com o uso de preservativo e mesmo que por uma única vez”.

É nítido o preconceito e a discriminação por parte do Hospital Albert Einstein com os homossexuais.

No site do Ministério da Saúde, as pessoas que não devem ser doadores de sangue são:
• Quem teve diagnostico de hepatite após os 10 anos de idade,
• Mulheres grávidas ou amamentando,
• Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas,
• Usuários de drogas,
• Aqueles que tiverem relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem o uso de preservativos.

Em nenhum momento o Ministério da Saúde, órgão responsável regulamenta a saúde no país, adverte que pessoas homossexuais não podem ser doadores.

Esta matéria foi gerada, através do constrangimento de um de nossos leitores que tentou doar sangue, mas infelizmente por puro preconceito o hospital se negou em aceitar a doação, único e exclusivamente pelo fato de ser homossexual, temos informações que o Hemocentro da Santa Casa Municipal de São Paulo, adota o mesmo procedimento, mas infelizmente não conseguimos apurar a veracidade.

Caso você sofra algum tipo de discriminação na hora de efetuar a doação de sangue, entre imediatamente em contato com a DECRADI – DELEGACIA DE CRIMES RACIAIS E DELITOS DE INTOLERÂNCIA, pelo fone (11) 3311-3556.

O DireitoHomo estará protocolizando hoje (segunda feira) uma notificação para que a empresa se manifeste publicamente nesse sentido e retire do seu site tamanho absurdo. Além do preconceito, passa à população uma informação errônea, pois uma pessoa saudável, independente de ser gay ou não está habilitada para doar sangue.

Informamos que o Portal Direito Homo, é um portal de utilidade pública, não conveniado a nenhum partido político, nem empresa privada, nós estaremos trabalhando no sentindo de solucionar este caso, se você sofreu algum tipo de discriminação ou constrangimento, denuncie pelo e-mail: denuncia@direitohomo.com.br

Fonte: Portal Direito Homo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouvindo o seu tambor!