segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hoje é o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia

Todos os anos, no dia 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia.

Uma data importante para a conscientização da sociedade no que diz respeito às questões LGBT, ao reconhecimento da igualdade desses cidadãos, a reavaliação do preconceito e discriminação, muitas vezes, por falta de informação, e à tolerância.

Dia 17 de maio é o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia
Já para os cidadãos LGBT, o dia 17 de maio é uma data de reflexão em que cada um deve repensar o que fazer efetivamente na luta contra a homofobia – uma tarefa diária – mas também para comemorar as conquistas, mesmo que ainda tímidas.
Ao longo dos anos e em diversos países como o Brasil, o movimento LGBT tem ganhado força não apenas com as associações e instituições que exercem um trabalho constante pelo respeito à igualdade – mas também com o indivíduo. Gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis – independente de estarem filiados a entidades – tem se manifestado, organizado protestos mas, o mais importante, lutado contra a homofobia diariamente junto à família, os amigos e o ambiente de trabalho.

No dia 17 de maio também devem ser lembradas todas as vidas perdidas pela violência, pela ignorância e pela intolerância, principalmente provinda de países que ainda criminalizam a homossexualidade.

POR QUE DIA 17 DE MAIO?

Em 17 de maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) e oficialmente declarada em 1992.
Com essa mudança, o termo homossexualismo deixou de ser utilizado pois o sufixo ismo se refere à doença, e o termo homossexualidade passou a ser adotado para se referir aos homossexuais.

Fonte: http://www.dolado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouvindo o seu tambor!